ANP aceita arbitragem dos EUA para aplicar primeira fase do Mapa do Caminho
10/11/2007 - 08h20
Ramala, 10 nov (EFE).- A Autoridade Nacional Palestina (ANP) aceitou um mecanismo proposto pelos Estados Unidos para aplicar a primeira fase do plano de paz do Mapa do Caminho, disse hoje o chefe negociador palestino nas conversas com Israel, Ahmed Qorei.
"Aceitamos a proposta americana que estipula que a Administração dos EUA será o árbitro" para a implementação da iniciativa, disse Qorei ao jornal "Al-Ayyam", editado em Ramala.
Trata-se da primeira vez que os EUA adotam um papel preponderante no processo de paz entre israelenses e palestinos em vez de fazer isso através do Quarteto para Oriente Médio, que elaborou o Mapa do Caminho e que é integrado também por União Européia (UE), ONU e Rússia.
O ex-primeiro-ministro da ANP acrescentou que atualmente está sendo criado um comitê trilateral, formado por palestinos, israelenses e americanos, responsável por supervisionar a aplicação do plano.
A primeira fase do Mapa do Caminho estipula que a ANP deve realizar reformas constitucionais e impedir a violência, enquanto Israel deve parar a expansão de assentamentos e desmantelar os enclaves ilegais judeus na Cisjordânia.
Segundo diversas fontes, o primeiro-ministro do Governo interino palestino, Salam Fayyad, nomeado para liderar o Executivo da ANP após a tomada da Faixa de Gaza pelo Hamas em junho, representará a ANP na comissão trilateral, enquanto Israel terá como representante o titular da Defesa israelense, Ehud Barak.
Qorei negou as informações de que já existe um documento conjunto que será apresentado na conferência em Annapolis (EUA) no final do mês, e disse que Israel e a ANP continuam negociando este ponto.
O ex-premiê descreveu as atuais conversas com Israel como "sérias, mas duras, e centradas em todas as questões", principalmente um mecanismo que virá depois da realização da reunião em Annapolis.
Fonte: Notícias Uol
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/11/10/ult1808u105171.jhtm
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial