quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama não deve retirar tropas do Afeganistão e poderá lançar pacote financeiro

da Reuters

A vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais de 2008 nos Estados Unidos elege um democrata na Casa Branca pela primeira vez desde que o ex-presidente Bill Clinton deixou o governo em janeiro de 2001.

Veja abaixo algumas possíveis mudanças com o novo governo:

Afeganistão

Obama prometeu uma saída ordenada das tropas norte-americanas do Iraque e foco maior na guerra do Afeganistão. Democratas irão insistir para que ele leve adiante sua promessa, mas os avanços no Iraque nos últimos meses podem fazer com que Obama fique tentado a não cumprir sua promessa de retirar uma brigada por mês até a saída completa das tropas do país.

Economia

Para estimular a fraca economia dos Estados Unidos, Obama e os democratas devem chegar a um acordo sobre um segundo pacote de estímulo para incentivar os gastos dos consumidores, a não ser que o pacote seja aprovado antes que Obama assuma a presidência, no dia 20 de janeiro.

Obama deve adotar novas medidas para regular a indústria financeira em meio à crise de crédito que atingiu Wall Street e levou ao derretimento do mercado de ações que reduziu em bilhões de dólares a poupança de aposentadoria dos norte-americanos.

Impostos

Obama concorreu prometendo reduzir os impostos dos norte-americanos que ganham menos de 200 mil dólares por ano, ou 95 por cento dos contribuintes, e aumentar os impostos daqueles que ganham acima de 250 mil dólares por ano.

Com ele no comando e um Congresso de maioria democrata, a promessa pode ser revista para dar o benefício fiscal a um número menor de contribuintes e aumentar o imposto de um número maior de pessoas.

Obama disse que estaria disposto a encontrar-se, sem impor condições prévias, com os líderes de países hostis aos Estados Unidos, como o Irã, Cuba e Venezuela.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial