sábado, 2 de junho de 2012

Obama acelerou ataque cibernético ao Irã, diz jornal (Postado por Walter Morel Noguera, desde Asunción)

Enviado por agenciaestado - ontem às 21h31


Desativar hifenizaçãoAtivar leitura limpaA+A-
Palatino Linotype


O pre­si­dente dos Es­tados Unidos, Ba­rack Obama, de­cidiu ace­lerar os ci­ber­ta­ques contra o pro­grama nu­clear do Irã e ex­pandir o as­salto mesmo após o vírus in­for­má­tico Stuxnet ter es­ca­pado aci­den­tal­mente em 2010, re­portou nesta sexta-feira o jornal The New York Times. A ope­ração, que co­meçou du­rante o go­verno de Ge­orge W. Bush e teve o co­di­nome 'Jogos Olím­picos' é o pri­meiro ci­be­ra­taque co­nhe­cido do go­verno ame­ri­cano lan­çado contra outro país e usou có­digos de­sen­vol­vidos ocm Is­rael, in­formou o Times.
O New York Times in­formou que a ma­téria foi ba­seada em 18 meses de en­tre­vistas com fun­ci­o­ná­rios e ex-fun­ci­o­ná­rios dos ser­viçso de in­te­li­gência de países eu­ro­peus e de Is­rael, e de­rivou em parte do livro Con­front and Con­ceal: Obama"s Se­cret Wars and Sur­pri­sing Use of Ame­rican Power (em tra­dução livre, Con­flito e dis­si­mu­lação: as guerras se­cretas de Obama e o uso sur­pre­en­dente do poder ame­ri­cano), es­crito por David Sanger e que de­verá ser pu­bli­cado nos EUA na pró­xima se­mana.
Se­gundo o jornal, o ataque, que tinha o ob­je­tivo de evitar que o Irã de­sen­vol­vesse uma arma nu­clear e também que Is­rael lan­çasse um ataque pre­ven­tivo contra a re­pú­blica is­lâ­mica, levou a uma ampla de­sor­ga­ni­zação na usina nu­clear ira­niana de Na­tanz.
As in­for­ma­ções são da Dow Jones.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial