sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Turquia não pretende pedir tropas à Otan por tensão com Rússia

9 out 2015 10h59separator


A Turquia não pediu à Otan que envie tropas a seu território como consequência das violações de seu espaço aéreo por aviões russos, nem prevê fazê-lo neste momento, disse nesta sexta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores turco, Tanju Bilgiç.
publicidade
"Para enviar tropas à Turquia seria necessária uma decisão do Conselho (instância suprema da Otan). Neste momento não temos tal reivindicação", assinalou Bilgiç em declarações ao jornal turco "Hürriyet".
No fim de semana passado, aviões de guerra da Rússia violaram duas vezes o espaço aéreo turco na fronteira síria, e caças presumivelmente sírios acossaram patrulhas turcas com seu radar.
Por outro lado, o porta-voz acrescentou que continuam os trabalhos com a Otan e os contatos bilaterais para aumentar as capacidades de defesa da Turquia, incluindo os sistemas antimísseis Patriot, posicionados no sudeste do país.
Três países-membros da Otan - Estados Unidos, Alemanha e Holanda - enviaram em janeiro de 2013 baterias de Patriot a províncias turcas próximas à fronteira síria.
Tanto Washington como Berlim anunciaram em agosto que retirariam suas baterias no mais tardar até o próximo mês de janeiro.
Bilgiç disse ainda que a Turquia segue preocupada com um possível aumento da chegada de refugiados sírios em consequência dos bombardeios aéreos russos sobre o país vizinho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial