Turquia não pretende pedir tropas à Otan por tensão com Rússia
A Turquia não pediu à Otan que envie tropas a seu território como consequência das violações de seu espaço aéreo por aviões russos, nem prevê fazê-lo neste momento, disse nesta sexta-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores turco, Tanju Bilgiç.
No fim de semana passado, aviões de guerra da Rússia violaram duas vezes o espaço aéreo turco na fronteira síria, e caças presumivelmente sírios acossaram patrulhas turcas com seu radar.
Por outro lado, o porta-voz acrescentou que continuam os trabalhos com a Otan e os contatos bilaterais para aumentar as capacidades de defesa da Turquia, incluindo os sistemas antimísseis Patriot, posicionados no sudeste do país.
Três países-membros da Otan - Estados Unidos, Alemanha e Holanda - enviaram em janeiro de 2013 baterias de Patriot a províncias turcas próximas à fronteira síria.
Tanto Washington como Berlim anunciaram em agosto que retirariam suas baterias no mais tardar até o próximo mês de janeiro.
Bilgiç disse ainda que a Turquia segue preocupada com um possível aumento da chegada de refugiados sírios em consequência dos bombardeios aéreos russos sobre o país vizinho.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial