sexta-feira, 5 de junho de 2009

Obama vai trabalhar para a criação de um Estado palestino, diz cônsul-geral dos EUA

Do UOL Notícias
Em São Paulo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um aguardado discurso nesta quinta-feira (4) no Cairo, capital do Egito, em que afirmou que "o ciclo de suspeita e discórdia" nas relações entre os Estados Unidos e os muçulmanos deve acabar. Para encerrar o conflito no Oriente Médio, Obama propôs a coexistência de Israel com um Estado palestino, onde os dois povos possam viver em paz e segurança. "Buscarei pessoalmente este resultado com toda a paciência que esta tarefa requer", prometeu Obama, que chamou todas as partes para "cumprir as responsabilidades".

Segundo o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Thomas White, ficou claro no discurso de Obama que o povo palestino precisa de um Estado próprio e o presidente irá trabalhar para isso. "Precisamos acabar com a violência que existe. Todos precisam reconhecer o direito de Israel existir, mas o povo palestino precisa das oportunidades de ter um próprio Estado".

Em entrevista ao UOL Notícias, White comenta a importância do discurso de Obama desta quinta-feira (4), a mudança de foco dos EUA do Iraque para o Afeganistão e o Paquistão, a relação entre EUA e o Brasil e a possibilidade do visto para o turista brasileiro aumentar de cinco para dez anos. Veja a entrevista em vídeo abaixo:


UOL Celular

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial