sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dubai, o Emirado dos projetos faraônicos

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, 26 Nov 2009 (AFP) - Ameaçado de bancarrota pela incapacidade de saldar sua dívida, o Emirado de Dubai construiu seu sucesso em vários projetos faraônicos, tanto imobiliários quanto turísticos.

O último é Burj Dubai, a torre mais alta do mundo com mais de 800 metros, que deve ser inaugurada no dia 4 de janeiro.

Esta torre de 160 andares, em construção desde 2004 por um custo avaliado em um bilhão de dólares, constitui o elemento central de um gigantesco projeto de novo bairro de 20 bilhões de dólares, o Downtown Burj Dubai, que inclui o Dubai Mail, o maior shopping center do mundo, segundo seus promotores

No segundo semestre de 2008, o Emirado, cujas ambições pareciam então sem limite, anunciava novos projetos gigantescos, entre eles uma nova cidade, Jumeirah Gardens, de quase 90 bilhões de dólares, e uma torre de 1 km de altura, a Nakheel Harbour and Tower, em torno de um centro empresarial de 28 bilhões de dólares.

O Emirado também lançou a construção de três ilhas artificiais em forma de palmeira.

A única já terminada, Palm Jumeirah, tem milhares de apartamentos, mansões e hoteis de luxo, entre os quais o Atlantis-The Palm. Desde sua inauguração, em novembro de 2008, o estabelecimento de 1.539 quartos se tornou uma atração turística, da mesma forma que o famoso Burj Al-Arab, em forma de vela, apresentado como o único hotel sete estrelas do mundo.

Outro projeto faraônico é o The World, um conjunto de 300 ilhas artificiais ao largo de Dubai.

A inauguração de Dubailand - uma Disney em grande escala orçada em 64 bilhões de dólares - também foi adiada.

O Dubai Festival City tem 20.000 apartamentos, 50.000 escritórios, 3.500 quartos de hotel, 100 restaurantes e dois shoppings.

Dubai também tem o Mall of Emirates, inaugurado em 2005 e famoso por contar com a maior pista de esqui coberta do mundo, a Ski Dubai. O Mall of Arabia, apresentado como o maior shopping center do mundo, deve ser inaugurado em 2016.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial