Emirados Árabes Unidos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Emirados Árabes Unidos
Bandeira dos Emirados Árabes Unidos
Lema: "Alá, Nação, Presidente"
Hino nacional: Tahiat Alalam
Gentílico: árabe; emiratense
Localização Emirados Árabes Unidos
Localização dos Emirados Árabes Unidos
Capital Abu Dhabi
22°47′N 54°37′E
Cidade mais populosa Dubai
Língua oficial Árabe
Governo Monarquia Constitucional Parlamentar
- Presidente Khalifa bin Zayid Al Nahyan
- Primeiro-ministro Mohammed bin Rashid Al Maktoum
Independência Do Reino Unido
- Declarada 2 de Dezembro de 1971
Área
- Total 83.600 km km² (113º)
População
- Estimativa de 2008 5.432.746 hab. (110º)
- Censo 2006 4.588.697
- Densidade 64 hab./km² (107º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
- Total US$170,280 bilhões USD (55º)
- Per capita US$37.941 (17º)
Indicadores sociais
- IDH (2007) ▲ 0,903 (39º) – elevado
- Esper. de vida 78,7 anos (33º)
- Mort. infantil 13,52/mil nasc. (142º)
- Alfabetização 88.7% (96º)
Moeda Dirham dos Emirados (AED)
Fuso horário (UTC+4)
Org. internacionais ONU, OPEP, Liga Árabe, Conselho de Cooperação do Golfo, OCI
Cód. Internet .ae
Cód. telef. +971
Website governamental http://www.government.ae/gov
Os Emirados Árabes Unidos ou Emiratos Árabes Unidos (expressões equivalentes em português europeu[1]) são uma federação de pequenos emirados, situada na Península Arábica. Confina a norte com o Qatar e o Golfo Pérsico (através do qual tem fronteira marítima com o Irão), a leste com o território omanita da Península de Musandam, com o Golfo de Omã e com Omã propriamente dito e a sul e a oeste com a Arábia Saudita. Capital: Abu Dhabi.
* 1 História
* 2 Política
* 3 Subdivisões
* 4 Símbolos nacionais
* 5 Geografia
* 6 Economia
* 7 Demografia
* 8 Cultura
* 9 Notas e referências
* 10 Ver também
* 11 Ligações externas
História
Ver artigo principal: História dos Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos foram formados em 1971, tendo adquirido independência do Reino Unido. O Xeque Zayed Al Nahayan foi o Xeque responsável pela união de alguns emirados do sudeste da Península Arábica.
Política
Ver artigo principal: Política dos Emirados Árabes Unidos
A cada 5 anos o conselho de emires se reúne para eleger um Presidente e um Vice-presidente entre eles.
Zayed Bin Sultan Al Nahyan, emir de Abu Dhabi desde 1966 e líder político da nação desde sua independência, em 1971, foi reeleito sucessivas vezes pelos emires até sua morte, em 2 de novembro de 2005. Como Emir em seu lugar, assumiu seu filho, Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, e inclusive foi eleito unanimemente Presidente em 3 de novembro de 2005 para estar a frente do país em eleição realizada entre os emires.
O Vice-presidente do país é Muhammad bin Rashid al-Maktum, Emir de Dubai, que teve seu mandato reafirmado dia 3 de novembro de 2005 em eleição unânime entre os mesmos emires.
Subdivisões
Ver artigo principal: Subdivisões dos Emirados Árabes Unidos
A Nação "Emirados Árabes Unidos" é constituída de 7 regiões administrativas; os 7 Emirados (imarat; singular: imarah):
* Abu Dhabi
* Ajman
* Al Fujayrah
* Sharjah
* Dubai
* Ra's al Khaymah
* Umm al Qaywayn
Mapa dos sete emirados dos Emirados Árabes Unidos.
Cada emirado é uma monarquia controlada por uma família real, com uma certa soberania sobre o território regional. Dessas 7 divisões regionais, o Emirado de Abu Dhabi, que cobre 86.7 % da área total do país, é dividido em 3 sub-emirados: o sub-emirado que compreende a cidade de Abu Dhabi, um sub-emirado leste e um sub-emirado oeste. Existe um Supremo Conselho Federal: formado pelos 7 emires, que se reúne regularmente 4 vezes ao ano, sendo que os emires de Abu Dhabi e de Dubai tem o poder de veto.
Símbolos nacionais
Ver artigos principais: Bandeira dos Emirados Árabes Unidos, Brasão de armas dos Emirados Árabes Unidos, Hino nacional dos Emirados Árabes Unidos.
A bandeira nacional contém as cores Pan-Arábes vermelho, verde, branco e preto, simbolizando a unidade Arábica. Além disso, as cores individuais tem os seguintes significados: verde: Fertilidade; branco: Neutralidade; preto: a riqueza de petróleo dentro das fronteiras do país.
O brasão de armas (em árabe: شعار الإمارات العربية المتحدة) consiste num falcão dourado com um disco em seu interior que mostra a bandeira do país rodeada por sete estrelas representando os sete Emirados da federação. O falcão com as suas garras detém um pergaminho com a inscrição do nome da federação.
O Tahiat Alalam (A'ishi Biladi ou Ishy Bilady Que a minha Nação viva para a posteridade) é o hino nacional dos Emirados Árabes Unidos, composto por Arif asch-Schaich. É cantado em árabe.
geografia
Ver artigo principal: Geografia dos Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos situam-se no sudoeste da Ásia, têm costa no golfo de Omã e no golfo Pérsico e fronteiras com Omã e com a Arábia Saudita. O país é uma planície costeira plana e estéril que se funde no interior com as dunas de areia do deserto arábico. Há também montanhas no leste do país. A sua localização estratégica ao longo das aproximações de sul ao estreito de Ormuz faz do país um ponto de trânsito vital para o petróleo bruto mundial. Considera-se que os Emirados Árabes Unidos são um dos quinze estados que constituem o chamado "Berço da Humanidade".
Economia
Ver artigo principal: Economia dos Emirados Árabes Unidos
Vista Noturna de Dubai, a maior cidade do país.
Baseada no petróleo, uma economia fortíssima. Com isso, os E.A.U. é um dos países mais ricos do mundo. Existem comprovadas reservas de mais de 90 bilhões de barris de petróleo no território. Hoje o turismo também é uma actividade forte na região, principalmente frequentada por estadunidenses.
A cada dia, os Emirados Árabes Unidos vêm construindo uma sociedade mais desenvolvida. Seja através de investimentos oníricos, como a construção de ilhas artificiais, seja com a construção de uma sociedade mais aberta à diversidade, sendo Dubai o principal emirado em desenvolvimento do país.
Qualquer empreendimento ou lucro é totalmente isento de impostos ou taxas em todo o território nacional, com isso, o país consegue atrair gigantescas somas em investimentos do mundo inteiro, principalmente das grandes economias. O Estado arrecada fundos através de suas estatais, como as empresas de petróleo e como as companhias aéreas Emirates e Al Etihad, adaptando um sistema de arrecadação que lembra aspectos da Suíça e de Mónaco, porém, muito mais intenso e muito mais incentivador.
Demografia
Ver artigo principal: Demografia dos Emirados Árabes Unidos
Abu Dhabi, a capital.
Os Emirados Árabes Unidos consistem de uma federação de sete emirados localizados no Golfo Pérsico, estes são: Abu Dabi, Dubai, Sharjah, Ras Al Khaimah, Umm Al Qwain, Ajman e a Fujairah. Tem fronteira com o Qatar, Arábia Saudita e Oman.
Abu Dabi é o maior dos emirados com 86,7% de toda a área, o menor é Ajman com apenas 0,3% (250km²).
Os povos dos Emirados Árabes Unidos descendem de antigas tribos da Península Árabe. As mulheres dos Emirados são bastante ativas e trabalhadoras, mesmo antes da revolução do petróleo. Ocupam cargos de destaque e sempre trabalharam fora de casa.
A exploração de petróleo atraiu um grande número de estrangeiros para o país, como resultado, menos de 50% da população dos Emirados Árabes são árabes. Há grupos de trabalhadores indianos, paquistaneses, iranianos e sul asiáticos. Interessante é que devido riqueza do petróleo todos os serviços sociais de educação, transporte e saúde são gratuitos para a população. A educação primária é obrigatória. A maioria é de muçulmanos sunitas, mas há minorias cristãs, hindus e xiitas.
Cultura
Ver artigo principal: Cultura dos Emirados Árabes Unidos
Feriados Data Nome em português Nome local Observações
1 de Janeiro Ano Novo رأس السنة الميلادية
variável Dia do Sacrifício (Eid ul-Adha) عيد الأضحى
variável Ano Novo Islâmico (Ra's Al Sana Al Hijria) رأس السنة الهجرية
variável Noite da Jornada (Isra'a wa al-Miraj) الإسراء و المعراج
2 de Dezembro Dia dos EAU (Al-Eid Al Watani) العيد الوطني
variável Fim do Ramadã (Eid ul-Fitr) عيد الفطر
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial