sábado, 20 de junho de 2009

O fenômeno dos microblogs: Twitter se torna arma de apoio aos protestos políticos do Irã



Mir Houssein Mousavi usa Twitter para organizar protestos


Por: Raquel Camargo,
no dia 16 de junho de 2009

O Twitter mais uma vez está sendo usado com cunho político, e tem garantido a possibilidade de expressão e de distribuição de informações.

Dessa vez o problema acontece no Irã. Após o governo iraniano bloquear as comunicações via celular e o acesso a vários sites que teriam conteúdos usados pelos eleitores da oposição, a população viu o Twitter como alternativa.

O usuário @mousavi1388, que se identifica como o candidato Mir Houssein Mousavi (que foi vencido nas eleições locais), tem usado o sistema para fazer contato com seus partidários, marcar protestos e divulgar fotografias dos movimentos políticos.

O Twitter também tem servido de palco para desabafos e denúncias do país. Vários usuários têm publicado mensagens falando de violência policial e demais problemas.

Por causa de seu poder de pulverização de informações e facilidade de publicação, o acesso ao microblog já foi bloqueado, por exemplo, em Dubai.


Twitter adia manutenção em nome do Irã

O Twitter ficaria fora do ar durante 90 minutos nesta segunda-feira devido à um trabalho de manutenção, entretanto, por causa da situação do Irã a paralisação foi adiada.

“Uma atualização crítica deve ser feita para garantir a operação do Twitter. O responsável pelo nosso servidor havia planejado essa atualização para a noite desta segunda-feira. No entanto, nossos parceiros na NTT America reconhecem o papel do Twitter como uma importante ferramenta de comunicação no Irã. A manutenção foi adiada para a terça-feira entre 14h e 15h (Hora do Pacífico) (1h30m, no Irã)”, informou Biz Stone, CEO do Twitter.

O uso do microblog para discutir a polêmica da política do Irã tem sido tão intenso que o termo mais citado nesta terça feira é “”#iranelection”.

É possível acompanhar as discussões sobre as eleições do Irã pelo serviço de busca do Twitter.
Pesquisa internacional revela importantes números sobre Twitter
Por: Raquel Camargo,
no dia 12 de junho de 2009

Neste mês uma delicada e bem elaborada pesquisa sobre o comportamento dos usuários do Twitter foi divulgada. Elaborado pela Sysomos Inc, empresa já experiente na análise de mídias sociais, o estudo apontou várias informações estatísticas com base em 11,5 milhões de usuários existentes no Twitter.

A pesquisa apontou que:

* 72,5% de todos os utilizadores aderiram durante os primeiros cinco meses de 2009,
* 85,3% de todos os usuários do Twitter postam menos que um update/dia,
* 21% dos usuários nunca sequer fizeram uma publicação,
* 93,6% dos twitteiros têm menos de 100 seguidores,
* 5% dos usuários representam 75% de toda a atividade do sistema
* Nova Iorque é o local que tem o maior número de twitteiros, seguido por Los Angeles, Toronto, São Francisco e Boston. Detroit foi o local que mais teve adesões durante os primeiros cinco meses de 2009,
* Mais de 50% de todas as atualizações são feitas a partir de ferramentas/programas. O TweetDeck é a alternativa mais popular, alcançando 19,7% das pessoas,
* 53% do universo Twitter é representado por mulheres e 47% por homens,
* O Brasil é o quinto país no ranking de usuários.

No post que divulgou os dados, os responsáveis pela pesquisa sugerem que o material seja discutido no próprio Twitter acompanhado da hastag #sysomossurvey e/ou com cópia para @sysomos. Questionamentos referentes aos dados informados, devem ser feitos diretamente à eles, lógico… :)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial