sábado, 20 de junho de 2009

Twitter se torna arma de apoio aos protestos políticos do Irã

Por: Raquel Camargo,
no dia 16 de junho de 2009

O Twitter mais uma vez está sendo usado com cunho político, e tem garantido a possibilidade de expressão e de distribuição de informações.

Dessa vez o problema acontece no Irã. Após o governo iraniano bloquear as comunicações via celular e o acesso a vários sites que teriam conteúdos usados pelos eleitores da oposição, a população viu o Twitter como alternativa.

O usuário @mousavi1388, que se identifica como o candidato Mir Houssein Mousavi (que foi vencido nas eleições locais), tem usado o sistema para fazer contato com seus partidários, marcar protestos e divulgar fotografias dos movimentos políticos.

O Twitter também tem servido de palco para desabafos e denúncias do país. Vários usuários têm publicado mensagens falando de violência policial e demais problemas.

Por causa de seu poder de pulverização de informações e facilidade de publicação, o acesso ao microblog já foi bloqueado, por exemplo, em Dubai.
Mir Houssein Mousavi usa Twitter para organizar protestos

Mir Houssein Mousavi usa Twitter para organizar protestos

Twitter adia manutenção em nome do Irã

O Twitter ficaria fora do ar durante 90 minutos nesta segunda-feira devido à um trabalho de manutenção, entretanto, por causa da situação do Irã a paralisação foi adiada.

“Uma atualização crítica deve ser feita para garantir a operação do Twitter. O responsável pelo nosso servidor havia planejado essa atualização para a noite desta segunda-feira. No entanto, nossos parceiros na NTT America reconhecem o papel do Twitter como uma importante ferramenta de comunicação no Irã. A manutenção foi adiada para a terça-feira entre 14h e 15h (Hora do Pacífico) (1h30m, no Irã)”, informou Biz Stone, CEO do Twitter.

O uso do microblog para discutir a polêmica da política do Irã tem sido tão intenso que o termo mais citado nesta terça feira é “”#iranelection”.

É possível acompanhar as discussões sobre as eleições do Irã pelo serviço de busca do Twitter.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial