sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Oriente Médio





Mapa do Oriente Médio

O continente asiático é regionalizado em cinco partes, são Extremo Oriente Sul da Ásia, Sudeste da Ásia, Países da ex-União Soviética e Oriente Médio.

Dessa forma o último é o tema em questão. O Oriente Médio está localizado ao sudoeste da Ásia. Essa região é desprovida de grande biodiversidade, que é resultado das condições climáticas. As principais características são as desérticas ou mesmo semi-desérticas, as exceções nesse contexto são as áreas litorâneas e próximas às margens dos principais mananciais da região em que destacam os rios Jordão, Tigre e Eufrates, além dos Oásis. Todas essas áreas possuem índices pluviométricos, mesmo que baixos.

As áreas mais úmidas que foram citadas oferecem condicionantes para o desenvolvimento das atividades humanas (agricultura, pecuária, comércio etc) necessárias à subsistência. Esse é o motivo que proporciona a concentração de grande parte da população do Oriente Médio em tais áreas, em contrapartida as regiões montanhosas e também os planaltos desérticos praticamente não são habitados.

A região do Oriente Médio abriga cerca de 270 milhões de habitantes, esses se encontram distribuídos em 15 países que compõem a região, entre esses povos são praticadas diversas culturas, religiões, etnias etc. Oriente Médio é composto basicamente por árabes, turcos, persas, judeus e curdos.

Dentre os principais problemas enfrentados no Oriente Médio os conflitos decorrentes de questões religiosas e étnicas são os mais relevantes. Essa não aceitação em relação às opções religiosas e as diferentes etnias provocam conflitos armados.

O Oriente Médio ocupa um lugar de destaque (de forma negativa), pois essa região é uma das principais áreas de focos de conflitos no mundo, com já foi dito as divergências religiosas e étnicas podem provocar conflitos armados, no entanto, não são os únicos motivos. Outros interesses geram confrontos e disputas, como lutas por territórios, petróleo (produto que tem grande importância no cenário mundial) além das lutas pela água, uma vez que esse recurso é restrito na região.

Os europeus ao dividirem o Oriente Médio não levaram em consideração as questões étnicas e religiosas, e isso reflete até os dias atuais, pois a região apresenta constantemente uma instabilidade política, dessa forma os conflitos podem surgir a qualquer momento. Todos os dias os veículos de comunicação (rádio, internet, televisão, jornais etc) informam notícias dessa instabilidade.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

EUA soltarão 13 mil detentos de prisões no Iraque, diz jornal





da Efe, em Bagdá

Cerca de 13 mil detidos em prisões controladas pelo Exército dos Estados Unidos no Iraque serão libertados até o fim deste ano, graças a um acordo entre as autoridades iraquianas e americanas, informa nesta quarta-feira o diário "Al Sabah".
Arte Folha Online/Folha Online
mapa iraque baquba

Desses 13 mil detidos, 3.000 estarão em liberdade antes do fim do Ramadã, que termina na próxima semana, afirma o "Al Sabah". O jornal governamental iraquiano informa ainda em sua capa que a maioria dos presos que se beneficiarão desse acordo não foi julgada ou acusada.

A situação dos presos em poder do Exército americano no Iraque é um dos principais temas na agenda das negociações para conseguir um pacto de segurança entre as autoridades dos dois países, a fim de regular a presença militar estrangeira no país.

Calcula-se que há mais de 23 mil detidos iraquianos em quatro prisões americanas no Iraque, entre eles colaboradores do regime do ex-ditador Saddam Hussein --derrubado em 2003.

Leia mais