quinta-feira, 26 de maio de 2011

Conselho Militar egípcio reabre única fronteira do país com Faixa de Gaza

Redação SRZD | Internacional | 25/05/2011 20h43
O governo do Egito, sob o comando do Conselho Militar, decidiu nesta quarta-feira que vai reabrir a fronteira de Rafah, única ligação do país com a Faixa de Gaza, colocando um fim no bloqueio de quanto anos contra o movimento islâmico Hamas.

A fronteira ficará aberta permanentemente das 9h às 21h todos dos dias, exceto sextas-feiras e feriados, a partir deste sábado. A decisão foi tomada como parte dos esforços para "encerrar as divisões palestinas e alcançar a reconciliação nacional".

De acordo com a agência de notícias "Mena", mulheres palestinas de todas as idades não vão precisar de vistos, assim como homens com menos de 18 e mais de 40 anos". Os outros deverão obter vistos.

O bloqueio imposto durante o governo do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, justificado pelo governo israelense como necessário para impedir a entrada de armas em Gaza, era considerado como uma violação das leis humanitárias internacionais.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Obama mantém posição dos EUA sobre plano de paz no Oriente Médio

Presidente dos EUA reafirmou que o compromisso do país com a segurança de Israel é "inabalável"

iG São Paulo | 22/05/2011 13:03 - Atualizada às 13:15


Foto: AP
O presidente dos EUA em novo discurso neste domingo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se recusou a desistir de suas novas propostas de paz para o Oriente Médio que irritaram Israel, enquanto pronunciava discurso à principal entidade que representa os interesses judaicos em Washington em meio à tensão entre os dois países.

Mas Obama, falando ao grupo pró-Israel Aipac, procurou tranquilizar os apoiadores de Israel de seu compromisso com Israel, três dias depois de defender uma reivindicação antiga dos palestinos sobre as fronteiras de seu futuro Estado, o que provocou uma repreensão por parte do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Mesmo assim, o presidente dos EUA reafirmou que o compromisso do país com a segurança de Israel é inabalável.  "Mesmo que de vez em quando discordemos, como amigos fazem às vezes, as relações entre os Estados Unidos e Israel são inquebráveis, e o compromisso dos Estados Unidos com a segurança de Israel é inabalável", afirmou em meio a aplausos. O presidente também afirmou que Washington está indo "além" da assistência militar regular ao Estado judeu com o objetivo de ajudar a "manter a superioridade qualitativa militar de Israel".

Obama reiterou ser contra a pressão palestina na ONU para a criação do território palestino. Para o presidente dos EUA, a paz não poderá ser imposta a Israel e seus vizinhos, e o voto das Nações Unidas nunca criará um Estado palestino. "As fronteiras de Israel e Palestina devem estar baseadas nas linhas de 1967 com as mudanças de acordo mútuo, para que sejam estabelecidas fronteiras seguras e reconhecidas pelos dois Estados", disse o presidente.

Obama ainda afirmou que os EUA continuarão a "manter a pressão" sobre o Irã, reafirmando seu "compromisso de impedir" que Teerã adquira armas nucleares.

"Hoje, o Irã está praticamente cortado de grande parte do sistema financeiro internacional, e nós vamos manter a pressão. Deixe-me ser muito claro: nós estamos determinados a impedir que o Irã adquira armas nucleares."
Com informações da Reuters e AFP

Últimas notícias do Último Segundo


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Análise: Netanyahu deixa claro que não há base para novas negociações

Análise: Netanyahu deixa claro que não há base para novas negociações

Encontro bilateral desta sexta foi incômodo, diz analista
O presidente dos EUA, Barack Obama, parecia tenso, como se estivesse passando por um momento de punição.
O político mais poderoso do mundo estava recebendo um sermão do premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, em sua própria casa, em seu próprio escritório.
Os assessores de Obama pareciam incomodados enquanto Netanyahu calma e deliberadamente criticava os planos do líder do país que é o melhor amigo de Israel.
O premiê apontou suas objeções aos planos de negociações de paz de Obama – que, na quinta-feira, defendeu um Estado palestino dentro das fronteiras de 1967, em áreas hoje ocupadas por Israel – e citou os obstáculos para qualquer acordo.
Clique Leia mais na BBC Brasil: Obama diz que Estado palestino deve ter fronteiras de 1967
Obama começou dizendo que “obviamente, há diferenças entre nós quanto a formulações e linguagem (nas negociações de paz), e isso acontece entre amigos”.
“Mas concordamos totalmente que a paz real só pode acontecer se Israel puder se defender contra suas ameaças, e a segurança de Israel segue sendo primordial nas avaliações americanas sob qualquer perspectiva de acordo”, agregou.
Paz
Apesar disso, Netanyahu observava-o como um falcão. E falou como um, apesar de estar falando de paz.
“Israel quer a paz. Eu quero a paz”, disse.
“O que queremos é uma paz genuína, duradoura. Concordamos que uma paz baseada em ilusões eventualmente colidirá nas pedras da realidade do Oriente Médio. A única paz que vai durar é a baseada em fatos indiscutíveis.”
Então, Netanyahu destruiu os planos de Obama. "Ao mesmo tempo que Israel está preparado para um generoso compromisso pela paz, não pode voltar ao traçado de 1967, porque esse traçado é indefensável", disse o premiê israelense.
Netanyahu também se opõe a negociações com o Hamas (que, por sua vez, não reconhece o Estado de Israel). E o premiê israelense tampouco aceita permitir o retorno de refugiados palestinos.
“Existimos há quase 4 mil anos”, disse Netanyahu sobre seu povo. “Passamos por sofrimento como nenhum outro povo. Passamos por expulsões e massacres e assassinatos de milhões. Mas posso dizer que nunca perdemos a esperança de restabelecer um Estado soberano na terra de nossos ancestrais, a terra de Israel.”
E agregou: “Agora, cabe a mim, como premiê de Israel, num momento de gande instabilidade e incerteza no Oriente Médio, trabalhar com o senhor (em referência a Obama) numa paz que não coloque a sobrevivência de Israel em perigo. (...) Porque não temos margem para erro e porque a história, senhor presidente, não dará uma nova chance ao povo judeu”.
O americano olhava atentamente ao premiê durante essa experiência incômoda. Então, com um rápido aperto de mão, acabou o encontro bilateral, que dificilmente servirá para melhorar as relações entre Obama e Netanyahu.
O premiê israelense não poderia ter sido mais claro: no momento, não há base para novos diálogos, e ele não aceitará os planos de Obama.
Alguém muito otimista pode ver o encontro desta sexta-feira como um arejamento do ambiente. Mas não houve nenhum indicativo de comprometimento para o processo de paz.
Há um abismo entre a política do líder israelense e o projeto defendido pelo pesidente de seu aliado mais próximo e vital.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Obama declara apoio a um Estado palestino soberano

O presidente ressaltou, na véspera de receber Netanyahu, que a segurança de Israel é prioridade para os EUA
20.05.2011| 01:30

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou ontem o apoio norte-americano à formação de um Estado palestino nas fronteiras de antes da Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel invadiu a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, territórios previstos para a futura nação, além de Jerusalém Oriental e as colinas de Golã.

A península do Sinai, ocupada pelos israelenses no mesmo conflito, foi devolvida por fases ao Egito, de 1979 a 1982.

“O povo palestino deve ter o direito ao autogoverno e a atingir seu potencial, em um Estado soberano e contínuo”, disse Obama, em um discurso sobre o mundo árabe e o Oriente Médio no Departamento de Estado. Ressaltou, contudo, diversas vezes que a segurança do Estado judeu é uma prioridade dos EUA.

Ele afirmou que a retirada das tropas israelenses dos territórios palestinos deve ser acompanhada do compromisso das forças palestinas de garantir uma fronteira segura e pacífica.

O apoio não deve agradar Israel, na véspera da visita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu à Casa Branca.

Netanyahu defende que as fronteiras do Estado palestino sejam definidas através de negociação.

Os norte-americanos lançaram em setembro passado um novo esforço diplomático para retomar o diálogo direto de paz entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Mas, as conversações ficaram estagnadas desde que os israelenses rejeitaram a extensão de uma moratória sobre novas moradias em assentamentos judeus em território palestino.

Desde então, as lideranças palestinas apostam em uma campanha para obter reconhecimento internacional e da Organização das Nações Unidas (ONU) a um Estado dentro das fronteiras anteriores à guerra de 1967.

A organização deve votar em setembro sobre a criação de um Estado palestino.

Obama também cobrou ação dos palestinos e alertou que “atos simbólicos para isolar Israel” na ONU, em uma aparente referência ao esforço palestino, não criarão um Estado independente.

O presidente pediu concessões dos dois lados e alertou que o processo não será simples, com temas polêmicos como o futuro de Jerusalém e os palestinos refugiados. (da Folhapress)

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A declaração foi uma mudança na política norte-americana, que até então defendia que a demanda palestina por estes territórios deveria ser reconciliada com o desejo de Israel por um Estado judeu de fronteiras seguras.

Netanyahu diz que Israel não cederá ao restabelecimento das ...

Opera Mundi - ‎há 2 horas‎
Em resposta ao discurso do presidente norte-americano Barack Obama nesta quinta-feira (19/05) que firmou as diretrizes da política externa dos EUA no mundo árabe, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, voltou a afirmar que não devolverá à ...

Justiça condena controlador de voo por queda do avião da Gol

Último Segundo - iG - ‎há 59 minutos‎
Outro controlador foi absolvido. Juiz também reverteu pena de 3 anos e 4 meses de prisão para prestação de serviços comunitários Os dois controladores de vôo responsáveis por monitorar o tráfego aéreo no dia da colisão do jato Legacy com o avião da ...

Juiz concede fiança de US$1 milhão a ex-chefe do FMI

Reuters Brasil - ‎há 38 minutos‎
NOVA YORK/WASHINGTON (Reuters) - Dominique Strauss-Kahn teve o seu pedido de fiança atendido por um juiz de Nova York nesta quinta-feira, mas o ex-diretor-gerente do FMI acusado de tentar estuprar uma camareira de hotel vai ficar mais uma noite na ...

Síria condena sanções dos EUA

Último Segundo - iG - ‎há 8 horas‎
A Síria condenou nesta quinta-feira as sanções adotadas pelos EUA contra o regime do presidente Bashar al-Assad, afirmando que "não afetarão a postura síria", segundo uma fonte oficial citada pela televisão estatal. "A Síria condena as medidas ...

Terremoto de magnitude 5,9 atinge noroeste da Turquia

Último Segundo - iG - ‎há 1 hora‎
Um terremoto de magnitude 5,9 na escala aberta de Richter atingiu o noroeste da Turquia, na noite desta quinta-feira. O epicentro do tremor foi situado em Simav, uma localidade na província de Kutahya. O Observtaório Kanfilli, baseado na cidade de ...

Não há sobreviventes na queda de avião no sul da Argentina

Jornal Floripa - ‎há 5 horas‎
Ao todo, 22 passageiros morreram com a queda do avião, no o trajeto entre as cidades de Neuquén e Comodoro Rivadavia, perto de Bariloche. Um avião com 22 pessoas caiu no sul da Argentina. Autoridades informaram que não há sobreviventes. ...

PF nega ter solicitado informação sobre empresa de Palocci

Último Segundo - iG - ‎há 30 minutos‎
A Polícia Federal divulgou nota na tarde desta quinta-feira afirmando que não há investigação sobre a empresa Projeto, do ministro Antonio Palocci, e negou ter solicitado ao Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) qualquer informação sobre a empresa. ...

Polícia divulga retrato falado de suspeito de assassinato na USP

R7 - ‎há 15 minutos‎
A Polícia Civil divulgou nesta quinta-feira (19) o retrato falado do suspeito de matar um estudante da USP (Universidade São Paulo). O estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, foi morto no estacionamento da FEA (Faculdade de Economia, ...

Piauí registra primeira apreensão de óxi

Jornal Floripa - ‎há 3 horas‎
A Polícia Militar do Piauí registrou na noite de quarta-feira (18) a primeira apreensão de óxi no Estado --droga considerada mais destrutiva que o crack--. Foram apreendidas 165 pedras da droga no quintal da casa de um homem que a polícia suspeita ...

Bovespa não sustenta ganhos e cai 0,75%

Economia - iG - ‎há 2 horas‎
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em alta, na tentativa de se afastar dos 62 mil pontos e de uma nova pontuação mínima no ano, mas não conseguiu sustentar os ganhos. Por volta das 17 horas, o Ibovespa, principal índice da Bolsa, ...

Brasil vai apressar entrada de automóveis da Argentina a partir de ...

Agência Brasil - ‎há 7 minutos‎
Brasília – A partir de amanhã (20), o Brasil vai agilizar a liberação das licenças de importação de automóveis da Argentina, informou hoje (19) à noite o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A medida ocorre em retribuição ao ...

TAM amplia participação de mercado nacional para 44,5% em abril

Valor Online - ‎há 1 hora‎
SÃO PAULO - A TAM ampliou a liderança no mercado brasileiro com o crescimento de 38,5% na demanda doméstica em abril na comparação com o mesmo período de 2010. A participação de mercado da empresa de aviação foi para 44,5%, de acordo com dados ...

A procura dos mistérios do Universo já começou na Estação Espacial ...

Público.pt - ‎há 3 horas‎
O Espectrómetro Magnético Alfa 2 já foi colocado na Estação Espacial Internacional (ISS) e está a trabalhar. O aparelho, que foi construído num projecto internacional com mão portuguesa, foi desenhado para ler raios cósmicos e assim poder detectar ...

Angry Birds alcança a incrível marca de 200 milhões de downloads

Oficina da Net - ‎há 5 horas‎
Grandes metas, isto é o que vem atingindo o game de grande sucesso dos Smartphones. Estou me referindo ao jogo Angry Birds, que continua atingindo notáveis marcas, a sua última foi ultrapassar a barreira dos 200 milhões de downloads, isto dito pela ...

Pesquisadores descobrem novos planetas: escuros e solitários

montesclaros.com - ‎há 1 hora‎
A revista “Nature” publicou estudo da Universidade de Notre Dame (EUA) revelando a existência de um novo tipo de planeta, que diferentemente dos outros já descobertos, está sozinho no espaço, distante de sua estrela. Os 10 novos planetas são do tamanho ...

Lars Von Trier é banido de Cannes

Diário do Grande ABC - ‎há 2 horas‎
A passagem do diretor Lars Von Trier pela edição deste ano do Festival de Cannes não poderia ter sido mais polêmica. Ele participou da festa na quarta-feira para apresentar seu novo filme Melancolia e deixou o evento como ''persona non grata''. ...

Ex de Arnold Schwarzenegger contrata advogada poderosa para fazer ...

Correio da Bahia - ‎há 4 horas‎
Maria Shriver contratou Laura Wasser para tratar seu divórcio de Arnold Schwarzenegger. Segundo o "X17", ela é considerada uma das melhores advogadas e Maria já se encontrou com Laura, apesar dos papéis do divórcio ainda não estarem prontos. ...

Cannes: Elenco de Almodóvar vai a tapete vermelho

Jornal do Brasil - ‎há 1 hora‎
Além das atrizes Elena Anaya e Marisa Paredes, personagens centrais em La Piel que Habito, outras musas do diretor Pedro Almodóvar, como Rossy de Palma, compareceram ao tapete vermelho do novo filme do cineasta espanhol. Confira as fotos no link abaixo ...

Thiago Neves sonha com a seleção em vermelho e preto

iG Esporte - ‎há 38 minutos‎
Convocado nesta quinta-feira para a seleção brasileira que vai disputar os amistosos contra Holanda e Romênia, o meia Thiago Neves já começa a sonhar com a Copa América, em julho, ea Copa do Mundo de 2014. Mas, para isso, sabe que precisa manter seu ...

Felipão é suspenso por seis partidas pelo TJD e leva multa de R ...

globoesporte.com - ‎há 27 minutos‎
Danilo e Deola também pegam ganchos de um e dois jogos, respectivamente. Porém, trio está liberado para estreia do Brasileiro Os palmeirenses não conseguiram fugir das penas nos julgamentos desta quinta-feira. O técnico Luiz Felipe Scolari, ...

Corinthians anuncia oficialmente contratação de Emerson

Band - ‎há 3 horas‎
O Corinthians anunciou nesta quinta-feira a contratação do atacante Emerson para a disputa do Brasileirão. O jogador, que estava sem contrato, assinou até o fim de 2013 e vai ser apresentado na próxima semana, em local ainda não definido. ...

Em SP, 80% das manicures não estão protegidas contra hepatite

Diário do Grande ABC - ‎há 8 horas‎
Pesquisa feita pelo hospital estadual Emílio Ribas com profissionais que atuam em salões de beleza da cidade de São Paulo detectou que 81% dos entrevistados não estão devidamente protegidos contra a hepatite B. O estudo foi divulgado hoje pela ...

Vacinação Contra a Gripe é prorrogada

pe360graus.com - ‎há 1 hora‎
ACampanha de Vacinação Contra a Gripe, destinada a gestantes, idosos e crianças entre seis meses e dois anos de idade, foi prorrogada novamente e segue agora até o dia 27 de maio. Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, essa nova prorrogação do prazo ...

Médicos americanos fazem campanha para matar 'Ronald McDonald'

SRZD - ‎há 1 hora‎
Médicos americanos estão realizando uma campanha contra o McDonald's para que a empresa deixe de promover seus produtos entre as crianças. O principal objetivo do projeto, divulgado em uma carta aberta, é dar fim ao personagem Ronald McDonald, ...

DEM vai insistir nas investigações sobre o enriquecimento do ...

Pernambuco.com - ‎há 1 hora‎
O Democratas vai continuar na próxima semana insistindo na convocação e nas investigações sobre o aumento do patrimônio do ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, acusado de ter elevado em 20 vezes os seus bens nos últimos quatro anos. ...

Surdos querem escolas bilíngües com código de libras

Correio do Brasil - ‎há 2 horas‎
Após realizarem uma marcha na Esplanada dos Ministérios que terminou com uma manifestação em frente ao Congresso Nacional, um grupo de deficientes auditivos participou de uma audiência pública no Senado, no início da tarde desta quinta-feira (19). ...

Polícia Civil quer quebra de sigilo telefônico de jovem ...

R7 - ‎há 1 hora‎
Os pais de Luana Rodrigues, desaparecida há dez dias, prestavam depoimento na DH (Delegacia de Homicídios), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, no final da tarde desta quinta-feira (19). A Polícia Civil espera obter alguma informação que ...
Edição Brasil padrão  |  Edição Brasil personalizada