sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012 18:17 BRST
Louis Charbonneau
NAÇÕES UNIDAS, 3 Fev (Reuters) - Diplomatas do Conselho de Segurança da ONU aguardam nesta sexta-feira emendas a serem feitas pela Rússia na proposta euro-árabe de resolução que manifesta aval a um plano da Liga Árabe para a Síria, e a expectativa é de que a questão seja resolvida entre a Rússia e os Estados Unidos.
O Marrocos apresentou na quinta-feira uma versão revisada da proposta para ser votada nesta sexta-feira, mas o embaixador russo, Vitaly Churkin, disse em uma sessão a portas fechadas que vetaria o texto por declarar que a entidade "apoia totalmente" o plano árabe, que prevê o afastamento do presidente da Síria, Bashar al-Assad, segundo diplomatas.
Um diplomata ocidental relatou, no entanto, que ao final da reunião de quinta-feira os 15 países haviam concordado em princípio com o novo texto, incluindo a frase sobre "apoio total", mas que a decisão final seria tomada pelos governos envolvidos.
As primeiras notícias vindas de Moscou davam conta de que a liderança russa ainda não estava satisfeita. O vice-chanceler Gennady Gatilov disse à agência Interfax que a proposta "não é suficiente para que possamos apoiá-la nessa forma".
Diplomatas disseram à Reuters que Churkin devolveria o texto com novas sugestões ainda nesta sexta-feira. "Vamos dar uma olhada no que eles propõem", disse uma das fontes, acrescentando que "não há muito espaço para edições substanciais".
Na quinta-feira, o primeiro-ministro do Catar, xeique Hamad bin Jassim al-Thani, disse à Al Jazeera que a Liga Árabe não aceitaria novas concessões.
"A versão que temos é a mínima que podemos aceitar", disse o premiê, acrescentando que, se a Rússia não apoia a atual visão, deveria usar seu poder de veto.
Diplomatas dizem que a Rússia sinaliza não ter vontade de vetar a resolução, como fizeram Moscou e Pequim numa proposta europeia de resolução, em outubro, que condenava o governo da Síria pela repressão a manifestações pró-democracia. Continuação...
Ver artigo em uma páginaPagina Anterior 1 | 2 Próxima Pagina
PRÓXIMO ARTIGO: Cuba nega visto para blogueira vir ao Brasil, diz dissidente
MAIS NOTÍCIA
Anac aceita todas propostas para leilão de aeroportos
Velhas insatisfações pressionam relação de aliados com Dilma
Para Planalto, PSD desidrata oposição e equilibra poder do PMDB
Romênia resgata crianças e onda de frio se agrava na Europa
Mais...